BRASÍLIA, 13 de fevereiro de 2007 - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acredita que o Brasil pode chegar ao déficit nominal zero já em 2011. A projeção foi feita durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). De acordo com os números apresentados aos demais ministros, o déficit nominal - resultado das contas públicas após o pagamento de juros da dívida - deverá cair de cerca de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2007 para patamar próximo de 0,2% em 2010. Assim, o resultado seria revertido de déficit em superávit já a partir do começo da próxima década. 'Estamos a caminho do superávit nominal', ressaltou o ministro durante sua apresentação.
As mesmas projeções de Mantega prevêem que a relação entre a divida liquida do setor público e o PIB deverá cair de 48,3% em 2007 para 39,7% em 2010. 'Isso nos ajudará a atingir o grau de investimento', afirmou Mantega.
O cenário divulgado na reunião do Conselho leva em conta o cumprimento de uma meta de superávit primário de 4,25% do PIB, mas com a chance de abatimento de 0,5 ponto percentual relativo ao Projeto Piloto de Investimento (PPI).
(Fernando Nakagawa - InvestNews)