Atenção para a apresentação de dados sobre a economia norte-americana e para o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Ben Bernanke, que fala hoje à tarde ao Congresso norte-americano. Estes eventos podem trazer volatilidade ao mercado, estimulando um movimento de realização.
Contrariando os indicadores técnicos, o Ibovespa registrou maior alta do ano, na sessão de ontem, avançando 2,87%, para 45.197 pontos. Em Nova York, Dow Jones e Nasdaq avançaram 0,81% e 0,39%, respectivamente.
O movimento de compra foi sustentado pela forte alta nas ações da Vale, que reagiu positivamente a um aumento no preço meta do papel anunciado pelo banco de investimentos Merrill Lynch. O setor de siderurgia voltou ao foco depois que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou a revisão da oferta de compra que a Mitall terá que fazer pelos papéis da Arcelor Brasil. Como resultado, as ações da Arcelor dispararam 12%, puxando todo o setor, que o opera em destaque dadas as expectativas de consolidação.
Forte alta nos mercados asiáticos, onde Seul e Shanghai subiram 1,25% e 2,6%, respectivamente. Tóquio ganhou 0,74%. Na Europa, Londres opera estável e Frankfurt avançava 0,41%.
(EC - InvestNews)