ºC   ºC

ASSINE
search button

Sexta, 9 de maio de 2025

Guerra de ovos de Páscoa

Compartilhar
SÃO PAULO, 22 de fevereiro de 2007 - Deixar de comprar ovo de páscoa em razão do preço não deve ser problema neste ano. Pelo menos do que depender do Carrefour e do Pão de Açúcar. O Carrefour garante que os preços dos ovos de páscoa nas lojas serão os mais baratos do mercado. Já o Pão de Açúcar afirma que o preço dos chocolates de marca própria pode ser de 30% a 50% menor do que os similares vindos da indústria.

O diretor comercial de produtos de grande consumo do Carrefour, César Collier, explica que além de uma forte parceria com várias indústrias, entre elas a Kraft e a Nestlé, um melhor planejamento e uma melhor comunicação com as lojas e os clientes irão possibilitar o preço menor. O Carrefour ainda vai disponibilizar equipes para fazerem pesquisas diárias junto aos concorrentes.

"Nós teremos um preço agressivo, inclusive com garantia de preço. Se encontrarmos preço mais barato, nós ajustamos nas gôndolas", afirma Collier, revelando que a empresa pretende assumir a liderança do ranking nacional do setor. "Nos últimos três anos nós dobramos as vendas de ovos e passamos do quarto para o segundo lugar no ranking." O diretor explica, no entanto, que o ranking não é oficial porque as empresas não divulgam quanto vendem e sim o percentual de crescimento. Mas, segundo ele, o ranking é feito pelas grandes indústrias que medem quem compra mais.

O Carrefour espera que as vendas de ovos de páscoa cresçam 20% sobre 2006. Considerando vendas de tabletes de chocolates, bombons, etc, esta expansão deve atingir 30%. O avanço maior, no entanto, deve vir das vendas de ovos com marca própria. "A expectativa é de um avanço de 40% em marca própria", revela, ressaltando que os produtos são fabricados por grandes indústrias, como Nestlé e Kraft, e também pela pequena Ferrero Rocher.

Já no Pão de Açúcar, a expectativa da área de marcas próprias é aumentar as vendas de itens exclusivos, que inclui lançamentos e opções com brindes em 20% sobre o mesmo evento de 2006. Para isso, a empresa desenvolveu parceria com a indústria Mercosul, de Gramado (RS), e Araucária, de Campos do Jordão (SP), e terá 29 produtos diferentes, sendo que destes, 12 são lançamentos. O diretor de marcas próprias do Pão de Açúcar, Celso Ruggiero, explica que foram desenvolvidos produtos exclusivos para cada uma das bandeiras do grupo. No segmento geral de ovos, a perspectiva é de um incremento de 10% sobre o ano passado.

Desde a semana passada já é possível encontrar os produtos de marca própria à venda nas duas redes de supermercados. Os chocolates de outras marcas devem começar a aparecer nas gôndolas a partir de 1º de março.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o Brasil é o quinto maior produtor e consumidor de chocolates. O consumo per capita médio é de 1,8 quilo por habitante/ano.

(Alessandra Taraborelli - InvestNews)