Durante o discurso Lula elogiou várias vezes Walfrido dos Mares Guia, destacando a consolidação da política de turismo no País. "Quando quis trazê-lo, algumas pessoas não se opuseram - destacando as privatizações realizadas em Minas Gerais", disse. "O Walfrido junta a fome com a vontade de comer. Ele sempre consegue produzir mais", afirmou.
Lula destacou que o setor de Turismo avançou muito, mas lembrou que "não é possível fazer tudo em apenas quatro anos".
Ao se dirigir a Marta Suplicy, o presidente falou: "Se você trouxer para o Ministério do Turismo o entusiasmo do Walfrido e a sua competência, iremos terminar 2010 com uma política de turismo consagrada". Lula acrescentou, ainda, que acredita que a ex-prefeita de São Paulo, perdeu as eleições para governador "por preconceito". "Ela resolveu fazer política para os pobres em São Paulo", referindo-se aos projetos de Marta Suplicy durante seu mandato na prefeitura paulista.
Marta Suplicy, que substitui Walfrido dos Mares Guia na pasta do Turismo, é psicóloga e psicanalista formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e foi prefeita da capital de 2001 a 2004. De 1995 a 1998, foi deputada federal eleita pelo PT-SP.
Walfrido dos Mares Guia integra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde 2003, quando assumiu o Ministério do Turismo. Em Minas, exerceu vários cargos, como secretário de Planejamento de Belo Horizonte, de Desburocratização e Reforma Administrativa do estado, de Ciência e Tecnologia e de Educação.
(VS - InvestNews)