Os senadores expressaram a solidariedade em uma resolução apresentada pelo democrata Christopher Dodd e o republicano Dick Lugar, com o apoio de pesos pesados como os democratas Hillary Clinton, Barak Obama e Ted Kennedy, e de republicanos como John McCain e Mel Martínez.
Os congressistas denunciaram a decisão do presidente Hugo Chávez como uma "transgressão contra a liberdade de expressão e pensamento", provocada "simplesmente por sua linha editorial distinta da do governo venezuelano".
O texto, que será submetido ao plenário do Senado para sua aprovação, "estimula fortemente a OEA a responder de forma adequada, considerando todos os instrumentos institucionais necessários, a tal transgressão".
Chávez anunciou em dezembro passado, após sua reeleição, que não renovaria a concessão da RCTV, que vence no próximo domingo. O presidente acusa o canal de ter participado no golpe de Estado que o afastou do poder em 2002. A RCTV, único canal opositor de televisão aberta de alcance nacional, tem a maior audiência do país.
(Redação com agências internacionais - InvestNews)