ASSINE
search button

Investidores analisam medidas cambiais

Compartilhar
SÃO PAULO, 11 de junho de 2007 - Os investidores analisam as três medidas anunciadas na sexta-feira pelo Banco Central (BC), que modificam regras de operações no mercado de câmbio e podem ajudar a conter a valorização do real frente ao dólar. Instantes atrás, a moeda estrangeira cedia 0,15%, cotada a R$ 1,955 na compra e R$ 1,957 na venda, reflexo do fluxo de recursos.

Entre as providências, entrou em vigor a partir de hoje, a redução de 60% para 30% no limite de exposição cambial. A partir de 2 de julho, aumentará de 50% para 100% a exigência de capital incidente sobre a exposição cambial e também os bancos deverão contabilizar na exposição cambial as operações realizadas por filiais ou subsidiárias no exterior.

Analistas explicam que a redução do limite na exposição ajuda a conter o câmbio, uma vez que, quem está muito vendido em câmbio terá que se enquadrar a partir de hoje, buscando comprar dólares.

Ao longo da semana, diante de uma agenda carregada de indicadores, os investidores preferem adotar posturas mais cautelosas. Destaque para os índices de inflação nos Estados Unidos, depois da forte alta no rendimento dos treasuries e queda das bolsas. "O mercado está em busca de sinais sobre a saúde da economia norte-americana e as perspectivas para a trajetória dos juros", comentou um profissional.

Serão divulgados os Índice de Preços ao Consumidor (CPI), na quinta e o Índice de Preços ao Produtor (PPI), na sexta. Leituras fora do estimado podem levar a nova rodada de correção, com o mercado passando a apostar cada vez menos em um movimento de redução dos juros nos EUA.

(Simone e Silva Bernardino - InvestNews)