REUTERS
SYDNEY - A BHP Billiton, maior mineradora do mundo, afirmou que as reservas de urânio, ouro e cobre de sua mina australiana Olympic Dam são 75 por cento maiores do que estimado anteriormente, a 7,7 bilhões de toneladas. A companhia também informou que a demanda global continua robusta, porém volátil.
A apresentação dos dados fez as ações da BHP caírem 3,5 por cento. Nos dois pregões anteriores, expectativas excessivamente otimistas acerca dessa revisão do tamanho das reservas valorizaram os papéis da empresa em quase 9 por cento.
- As ações subiram demais, muito rapidamente, e romperam todas as medidas de valorização - disse o analista do JP Morgan, David George.
Em relatório anual, a BHP afirmou que o cenário global para seu mercado continua robusto, puxado por Ásia e Europa, enquanto crescimento na demanda chinesa por matéria-prima deve pressionar a oferta global de commodities.
As reservas de ouro estimadas em Olympic Dam subiram 11 por cento, para 79 milhões de onças, tornando a mina o quinto maior depósito de ouro do mundo e o maior da Austrália, segundo analistas. A mina produziu 91 mil onças ano passado.
Os novos dados da BHP mostram crescimento substancial no total das reservas de Olympic Dam, mas uma queda de concentrações.
As reservas provadas e prováveis de minérios -- a parte aproveitável de uma mina -- cresceram apenas 7 por cento, para 400 milhões de toneladas.
- Eles apresentaram uma elevação nas estimativas da reserva que dá base para a continuação do estudo de viabilidade para expansão das operações - disse George, do JP Morgan.
A BHP estima que a expansão possa envolver a remoção de 1 milhão de toneladas de sobrecarga -- rocha e solo -- por dia durante quatro anos conforme prossegue o desenvolvimento da mina.
A Olympic Dam tem funcionado predominantemente como fonte de cobre e urânio desde 1988. Os dados novos da empresa mostram que as reservas de cobre aumentaram 38 por cento e as de óxido de urânio cresceram 27 por cento.
A BHP também está de olho na crescente demanda de urânio, cujos preços estão atualmente num patamar baixo. Olympic Dam é a maior reserva de urânio do mundo.