SÃO PAULO, 18 de junho de 2008 - A previsão de dificuldades em atender as encomendas de seus clientes caso seja mantido o ritmo atual de crescimento da demanda diminuiu, segundo Sondagem da Indústria de Transformação divulgada hoje pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A consulta atual mostra que este perigo é hoje menos presente do que nas sondagens realizadas anteriormente, em janeiro de 2005 e no primeiro bimestre de 2008.
Das 845 empresas consultadas, 27% aventam a possibilidade de não atender todas as encomendas como decorrência do esgotamento da capacidade, enquanto 73% não acreditam nesta possibilidade. Em janeiro de 2005, este percentual havia sido de 29%, tendo subido a 31% no início deste ano.
Das empresas que vislumbram alguma possibilidade de não conseguir atender a todos os pedidos, 87% afirmam que o esgotamento se daria nos próximos 12 meses.
Entre as que não se preocupam com esta possibilidade, 56% afirmam que isso não ocorrerá porque elas estão investindo (ou investirão) na ampliação da capacidade produtiva.
(VS - InvestNews)