Portal Terra
SÃO PAULO - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu os negócios oscilando perto da estabilidade nesta quarta-feira, à espera de novos dados sobre a economia dos Estados Unidos frente a crise financeira. Às 11h11 (de Brasília), o Ibovespa registrava valorização de 0,30%, aos 34.198 pontos, depois de abrir em baixa de 0,16%.
Nos EUA, estão programadas as divulgações do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) referente a outubro e construção de novas residências e licenças para construção. Além disso, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) divulgara a ata da reunião do Federal Reserve (FED, o banco central norte-americano), que cortou os juros para 1% ao ano.
A maioria das bolsas de valores da Ásia encerrou os negócios em baixa nesta quarta, repercutindo o apelo das montadoras de veículos dos Estados Unidos por um pacote maior de resgate do governo. Os presidentes executivos da General Motors, da Ford e da Chrysler, foram ao Congresso para pedir mais US$ 25 bilhões.
Na Europa, o índice FTSEurofirst 300, das principais ações européias, registrava queda de 1,98%, puxado por papéis de bancos e mineradoras que recuavam diante de preocupações de recessão profunda. Na terça-feira, o principal índice da bolsa paulista desvalorizou 4,5%.