REUTERS
TÓQUIO - As seguradoras Axa, MetLife e Prudential, e o fundo soberano da China CIC estão negociando a comprar de uma unidade da seguradora norte-americana AIG, em um negócio que deve alcançar 10,8 bilhões de dólares, disseram fontes do setor financeiro nesta quarta-feira.
Cada uma das quatro empresas mantém conversas separadas com a AIG sobre a compra da unidade American Life Insurance, ou Alico, e o acordo deve ser fechado no próximo ano, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas.
A AIG, que já foi a maior seguradora em valor de mercado do mundo, está vendendo ativos ao redor do mundo para pagar o pacote de ajuda do governo norte-americano de 152 bilhões de dólares.
Além disso, a companhia deve cerca de 10 bilhões de dólares a outras empresas de serviços financeiros por negócios que não deram certo, informou o Wall Street Journal nesta semana.
A Alico tem operações em 55 países, incluindo o Japão, onde gera mais da metade de sua receita. A empresa é a quinta maior seguradora de vida do Japão em termos de receita.
A maior seguradora de vida norte-americana, a Metlife, assim como a francesa Axa, estão fazendo oferta pelos negócios globais da unidade, enquanto a britânica Prudential busca ficar com as operações asiáticas fora do Japão, informaram as fontes.
O CIC, da China, quer comprar parte das ações, disseram as fontes.
Outras fontes informaram à Reuters nesta terça-feira que a seguradora norte-americana Prudential Financial, a Manulife Financial, do Canadá, e três outras companhias devem fazer ofertas por duas unidades japonesas da AIG.