ASSINE
search button

Sobem taxas médias de juros bancários, diz Procon-SP

Compartilhar
SÃO PAULO, 10 de dezembro de 2008 - A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou em dez instituições financeiras, no dia 2 de dezembro, pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física. O levantamento detectou, mais uma vez, aumento das taxas médias nas duas modalidades estudadas, embora o número de bancos que promoveram aumentos tenha sido inferior ao observado no mês passado. Neste mês, dois bancos aumentaram a taxa de juros do empréstimo pessoal e três do cheque especial e, em novembro, cinco aumentaram o custo do empréstimo pessoal e sete do cheque especial.

No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,25%, superior à do mês anterior, que foi de 6,15% ao mês. O Santander elevou a taxa de 6% para 6,69% ao mês. Já o Unibanco alterou de 6,59% para 6,99% ao mês. A única queda verificada partiu do HSBC, que passou a taxa de 4,85% para 4,83% ao mês.

Na modalidade de cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 9,33%, superior à do mês anterior, que foi de 9,24% ao mês. As elevações verificadas foram do Unibanco, que alterou de 8,59% para 8,99% ao mês, o HSBC, que passou de 9,25% para 9,65% ao mês e o Santander, que elevou de 9,70% para 9,85% ao mês.

Além destas três instituições fizeram parte da pesquisa, o Banco do Brasil, Bradesco, a Caixa Econômica Federal, o Itaú, a Nossa Caixa, o Real e o Safra.

(MLC - InvestNews)