ASSINE
search button

Bornhausen diz que desemprego crescerá em 2009

Compartilhar

Portal Terra

PORTO ALEGRE - O ex-senador pelo Democratas de Santa Catarina, Jorge Bornhausen, afirmou que o governo federal subestimou a crise econômica mundial e não tomou as medidas necessárias. Segundo ele, um efeito a curto prazo será o aumento do desemprego no país. - Nós vamos ter acentuado nível de desemprego por março e abril por falta de visão do governo - disse.

- Primeiro, o presidente falou ironicamente em marolinha e depois disse que tinha de falar com o (presidente americano George) Bush. Mas quando o (banco de investimentos) Lehman Brothers quebrou, afetou todo o sistema financeiro e houve escassez de crédito, a crise chegou ao Brasil e chegou rápido - disse Bornhaunsen.

Segundo o ex-senador, o governo manteve os concursos públicos e não cortou as emendas das bancadas, que, segundo ele, são desperdícios na grande maioria. - O BC (Banco Central) fez o dever de casa, mas como o governo não fez, teve de manter taxa de juro para compensar a falta de ação. A equipe do Lula e ele não têm competência para gerir crise -enfatizou.

De acordo com Bornhausen, "a crise americana não podia ter sido desconsiderada em momento algum, porque os Estados Unidos são a locomotiva do mundo. - Nosso grau de crescimento vai baixar. Se este ano ficou em torno de 6%, no ano que vem vai ficar inferior a 3%, o que é muito pouco para um país como o nosso. Evidente, que teremos um descompasso no crescimento da economia, e isso atinge a parte política - afirmou.