REUTERS
NOVA YORK - Os preços dos títulos do Tesouro americano valorizavam-se nesta sexta-feira, levando à queda os juros ao investidor, com o mercado influenciado por dados sugerindo que a inflação está controlada, enquanto uma pesquisa mostrou piora na confiança do consumidor dos Estados Unidos.
Os últimos números sobre a economia do país reforçaram a percepção de que o Federal Reserve irá manter o juro perto de zero e a política de "quantitative easing" por um longo período, mesmo que os EUA saiam da pior recessão em 70 anos.
O crescimento acima das previsões da produção industrial americana em julho chegou a aliviar o movimento dos Treasuries.
Às 12h38 (horário de Brasília), o Treasury de dez anos, referência do mercado, projetava juro de 3,507%, ante 3,604% na véspera.
"A alta (dos preços) está relacionada a uma leitura muito branda da inflação", disse William Hornbarger, estrategista de renda fixa no Wells Fargo Advisors, em St. Louis, no Missouri.
A atratividade dos Treasuries também aumentou após demanda forte no leilão de US$ 15 bilhões em títulos de 30 anos. A colocação do lote recorde de US$ 75 bilhões nesta semana, para rolagem de dívida, deu suporte à percepção de que segue elevado o interesse de estrangeiros em investir nos EUA, disseram analistas.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) ficou estável em julho, após alta de 0,7% em junho, em linha com as previsões do mercado. Na comparação anual, os preços caíram 2,1%, maior baixa desde janeiro de 1950.
O índice de confiança do consumidor Reuters/Universidade de Michigan caiu para 63,2 na leitura preliminar de agosto, ante 66,0 em julho. O dado ficou abaixo da mediana das estimativas de economistas de 68,5.