O BOVA11, um dos quatro Exchange Traded Funds (ETF) listados no segmento de ações da Bolsa, tem por objetivo obter retornos semelhantes aos do Índice Bovespa.
O novo contrato de opções flexíveis de compra e venda é registrado no mercado de balcão organizado do segmento Mercadorias e Futuros sob os códigos FBC, para opções flexíveis de compra e FBP, para opções flexíveis de venda. O tamanho do contrato corresponde ao valor da cota de ETF multiplicado pelo número de cotas acertadas entre as partes do negócio, sujeito ao limite mínimo de 100 cotas.
Os contratos de opções flexíveis permitem às contrapartes maior flexibilidade na definição das características da operação tais como: o tamanho do contrato, a data de vencimento, valor do prêmio e preço de exercício, desde que respeitados os limites estabelecidos pela Bolsa.
Há ainda a possibilidade de os contratos serem registrados nas modalidades com ou sem garantia. No primeiro caso, a BM&FBovespa atua como contraparte central para garantir o cumprimento das obrigações. O instrumento também permite a inclusão de preços de barreiras para ativar ou extinguir os direitos e obrigações da opção.
(Redação - Agência IN)