O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do ano também foi o maior já registrado pela operadora: R$ 2,9 bilhões. A margem Ebitda em 2009 ficou em 24,2%, maior que os 23,6% registrados em 2008. O lucro operacional no ano foi de R$ 476 milhões.
"Quando nos perguntavam se o crescimento da penetração de celular estava próximo do fim, afirmávamos que, em 2010, o Brasil ultrapassaria a marca de 100%. E isto não representa o fim do crescimento, pois o mercado continuará em ascensão. É óbvio, neste contexto, que as novas formas de usos para o celular serão o principal vetor e daí o nosso contínuo foco em inovação", afirma o presidente da Claro, João Cox.
A Claro encerrou 2009 com carteira de 44,4 milhões de assinantes. O número de clientes avançou 14,6% no ano, e a participação de mercado da operadora foi de 25,5%. A base de clientes pós-pagos cresceu 10,8% no ano e já representa cerca de 20% dos assinantes da Claro. Os pré-pagos apresentaram avanço de 15,6% no período.
(Redação - Agência IN)