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Vendas no varejo brasileiro caem 0,4% em dezembro

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SÃO PAULO, 23 de fevereiro de 2010 - O volume de vendas no varejo recuou 0,4% em dezembro de 2009, quando comparado com o mês anterior. Na mesma base, a receita nominal teve queda de 0,4%, segundo informações divulgadas hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Tais resultados indicam uma acomodação no setor, após sete meses de números positivos", destacou a instituição.

Já na variação anual, o volume de vendas no varejo avançou 9,1%, enquanto que a receita nominal cresceu 11,9%. No acumulado do ano, as vendas subiram 5,9% e a receita teve acréscimo de 10% em relação a igual época do ano anterior.

De acordo com o levantamento, na comparação mensal, das oito atividades que compõem o varejo, quatro tiveram variações negativas, sendo elas outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,4%), móveis e eletrodomésticos (-3,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,8%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%).

Já as variações positivas ficaram por conta de livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%), combustíveis e lubrificantes (0,7%), tecidos vestuário e calçados (0,2%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,2%).

Por sua vez, em relação a dezembro de 2008, todas as oito atividades mostraram elevação no volume de vendas. As taxas, por ordem de importância no resultado global, situaram para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (9,7%), móveis e eletrodomésticos (13,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,8%), tecidos, vestuário e calçados (5,8%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,7%), combustíveis e lubrificantes (5,3%), equipamentos material para escritório, informática e comunicação (3,7%) e livros, jornais, revistas e papelaria (9,3%).

(Redação - Agência IN)