Hillary, que pela manhã se reuniu com Mujica e ao meio-dia com o presidente que deixa o cargo Tabaré Vázquez, disse à imprensa após os encontros que "nos comprometeremos a continuar uma relação baseada no interesse e respeito mútuos" e "seguiremos trabalhando juntos".
A secretária de Estado, que já havia visitado o Uruguai em 1998 como primeira-dama, elogiou a democracia uruguaia, qualificando-a de "muito firme".
Após a reunião com Mujica, Clinton disse em uma coletiva de imprensa junto dele que "nos unimos a você para comemorar a sua grande democracia e os avanços conquistados por seu país".
"Seu país é um modelo para muitos outros, não apenas em nosso hemisfério, mas sim em todo o mundo", acrescentou, dizendo "aplaudir a forma como o governo está unificando e reunindo inclusive os partidos de oposição para trabalhar" pelo Uruguai.
Por sua vez, Mujica pediu a Hillary Clinton sua "cooperação" em matéria de ciência e pesquisa e se ofereceu para contribuir suavizando as "contradições" que a história impôs, especialmente na América Latina.
(Redação com agências internacionais - Agência IN)