ASSINE
search button

Inadimplência acima de 90 dias está em queda, diz Anef

Compartilhar
SÃO PAULO, 7 de junho de 2010 - A inadimplência acima de 90 dias para as operações de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) está em queda. Em abril, o índice ficou em 3,9% ante 5,2% em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do estudo da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).

"A taxa da inadimplência já atingiu o patamar em que estava no período pré-crise e a tendência é que siga em queda, pois o consumidor restabeleceu a confiança e o atual cenário macroeconômico do País é positivo. Além disso, é importante ressaltar que o consumidor tende sempre a fazer a aquisição de um veículo a prazo de forma planejada financeiramente", avalia Décio Carbonari de Almeida, presidente da Anef.

A taxa média de juros praticada pelas associadas à Anef, que fechou abril de 2009 em 1,59% ao mês (20,84% ao ano), está em queda e atingiu em abril deste ano 1,40% ao mês (18,16% ao ano), ainda sem refletir o aumento da Selic que ocorreu em meados do mês de maio. Em comparação a março de 2010, a taxa se mantém estável. Já Os planos médios de financiamento, em abril, ficaram em 43 meses contra 40 meses do mesmo mês do ano anterior. Em relação ao mês de março de 2010, os planos médios também se mantêm estáveis.

(Redação - Agência IN)