ASSINE
search button

Fundo vai fomentar empresas argentinas

Compartilhar

Jornal do Brasil

BRASÍLIA - Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Miguel Jorge, anunciaram a criação de um fundo de investimento para empresas argentinas, com início previsto para daqui a dois meses. Inicialmente serão beneficiadas as de tecnologia de ponta.

O acesso ao fundo também se dará por empresas instaladas no país vizinho, segundo Miguel Jorge. A intenção é aumentar a integração produtiva e o volume de negócios entre os dois países. A medida foi anunciada após encontro com os ministros argentinos da Economia, Amado Boudou, e da Indústria e Turismo, Débora Giorgi.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve destinar US$ 100 milhões ao fundo, de acordo com os ministros. As instituições financeiras argentinas La Nación e BICE também vão contribuir, mas os valores ainda não foram definidos.

Integração

Mantega acredita que a criação desse fundo deve facilitar o incremento do volume comercial entre Brasil e Argentina nos próximos anos. Temos um comércio que poderá ser bem maior do que é hoje , disse. Para ele, o Brasil tem um compromisso de facilitar a integração entre os dois países.

Como os dois Estados vivem crescimento econômico, devem estreitar as relações comerciais, defende Mantega.

Os dois países estão crescendo, a América Latina vem se destacando cada vez mais disse o ministro. Há um descompasso entre nós e os (países) desenvolvidos. Temos que aproveitar a oportunidade e estreitar as relações.