Brasília - A diretoria do Banco Central (BC) aprovou circular hoje (14) que aperfeiçoa os mecanismo de acompanhamento das emissões de letras de crédito imobiliário (LCIs) e dos créditos usados para lastrear esses ativos. A ideia é fazer com que o registro das LCIs identifique, de forma mais detalhada, as condições de emissão desses títulos.
De acordo com nota do BC, a alteração na forma de registro entrará em vigor a partir de 1° de janeiro de 2013, e as instituições financeiras terão prazo até 28 de junho para ajustar as formas de registro dos títulos emitidos até o final deste ano. A Autoridade Monetária dispensa, no caso, a exigência de classificação do lastro.
Além disso, os bancos de investimento também vão poder emitir LCIs, como fazem hoje os bancos comerciais, os bancos múltiplos com carteira comercial, os bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário, as caixas econômicas, as sociedades de crédito imobiliário, as associações de poupança e empréstimo e as companhias hipotecárias.