O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou hoje (29) que houve melhora na qualidade do crescimento da economia no primeiro trimestre deste ano. A expansão do Produto Interno Bruto (PIB) no período foi 0,6%, em comparação aos últimos três meses de 2012.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Com o resultado, a economia brasileira totalizou R$ 1,11 trilhão no primeiro trimestre do ano.
De acordo com Mantega, a melhora ocorreu porque o crescimento foi 'puxado sobretudo pelos investimentos'. O ministro acrescentou que os estímulos do governo à economia, em 2012 e 2011, ainda estão surtindo efeitos.
>> PIB cresce 0,6% em relação ao 4º trimestre de 2012
O destaque foi a agropecuária, com crescimento de 9,7%. Houve aumento de 0,5% nos serviços e queda de 0,3% na indústria.
A queda da indústria foi puxada pela extrativa mineral (-2,1%). Construção civil e eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana variaram -0,1%, enquanto a indústria de transformação aumentou 0,3%.
Dentre os serviços, destacou-se o crescimento das atividades de administração, saúde e educação pública (0,8%), atividades imobiliárias e aluguel (0,7%), comércio (0,6%) e serviços de informação (0,3%). Já a intermediação financeira e seguros (0,1%) mostrou estabilidade. Outros serviços e transporte, armazenagem e correio caíram 0,5% e 0,9%, respectivamente.