ASSINE
search button

BNDES apoia com R$ 322 milhões implantação de fábrica de vidros no Brasil

Compartilhar

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a AGC Vidros do Brasil Ltda. contrataram nesta terça-feira, 16, financiamento de R$ 322,2 milhões para a implantação da primeira fábrica de vidros planos do grupo japonês no País, que será construída em Guaratinguetá (SP). O grupo é um dos líderes do segmento no mercado mundial. 

O documento foi assinado pelo vice-presidente do BNDES, Wagner Bittencourt, e pelo presidente da empresa, Davide Cappellino. Também participaram da cerimônia, na sede do Banco no Rio, o diretor da Área Industrial do BNDES, Julio Ramundo, e o diretor financeiro da AGC, Fábio Oliveira. 

O financiamento do BNDES corresponde a aproximadamente 35% do valor total a ser investido no projeto, que ocupará um terreno de 746 mil m2 próximo à Via Dutra, região que oferece os insumos necessários à atividade e está próxima dos principais mercados consumidores, com destaque para as montadoras de automóveis. 

A unidade industrial terá 137 mil m² de área construída e capacidade para produzir 600 toneladas por dia de vidros planos, com quatro linhas de produção: vidro float (o material em sua forma básica), vidros temperados e laminados para veículos, espelhos e coater (revestimento de vidro). 

A empresa estima que, após a conclusão do projeto, sejam gerados 500 empregos. Durante as obras, a previsão é que sejam abertos temporariamente cerca de 1.600 postos de trabalho indiretos. 

O conceito construtivo da nova fábrica contempla ações para conservação ambiental, como isenção de cobre no processo de produção de espelhos, controle de emissão de gases, conservação de energia e redução do consumo de água.