ASSINE
search button

Economia japonesa entra em recessão após queda do PIB

Compartilhar

Ao contrário do que acreditavam os analistas, o PIB (produto Interno Bruto) do Japão recuou novamente. No terceiro trimestre, a queda foi de 0,4%. Em um ano, o PIB do país recuou 1,6% e o país retornou à recessão técnica. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (17).

    A contração no PIB ocorre pelo segundo trimestre consecutivo e pegou os analistas de surpresa. O governo esperava um crescimento de 0,2% ou 0,3% no período entre julho e setembro e de 2,4% ou 2,5% no ano.

    Segundo o ministro da Economia, Akira Amari, a retração ocorreu pelo impacto causado pelo aumento dos impostos em abril, de 5% a 8%. No segundo trimestre, o Japão viu queda de 7,3% de sua economia. A queda do PIB deve fazer o governo japonês adiar outro aumento de impostos, que era previsto para o final do ano, de cerca de 10%.

    A notícia deve fazer o premiê Shinzo Abe anunciar eleições antecipadas na terça-feira (18). O Japão havia saído da recessão no final de 2012, pouco antes da chegada do primeiro-ministro. (ANSA)