Os contratos futuros dos barris de petróleo negociados em Londres e Nova York operam em alta nesta sexta-feira (10), após a Agência de Energia Internacional (IEA, na sigla em inglês) informar a conformidade dos países membros da Opep, que concordaram em reduzir a produção de petróleo em Janeiro, para levantar os preços da commodity.
Os cortes durante o mês corresponderam a 90% dos volumes combinados, um recorde positivo para o primeiro mês de implementações de acordos do tipo, disse a IEA em relatório.
A IEA, que assessora os países em questões de política energética, afirmou que, se os atuais níveis de conformidade forem mantidos, o saldo global dos estoques de petróleo que pesa sobre os preços deverá cair em cerca de 600 mil barris por dia nos próximos seis meses.
Às 9h36 (de Brasília), o petróleo WTI para março, contrato mais líquido, subia 0,91%, a US$ 53,48 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex). No mesmo horário, o Brent para março registrava alta de 1,10%, a US$ 56,24 o barril, na ICE.