Fia retira do regulamento artigo proibindo equipe de dar ordem aos pilotos o conselho mundial da federação internacional do automóvel (fia), em reunião ordinária na tarde de ontem, em mônaco, decidiu suprimir de seu código desportivo o artigo que impedia a equipe de dar instruções a seus pilotos. a proibição foi aprovada em 2002, depois da polêmica envolvendo o brasileiro rubens barrichello, que deu a vitória ao companheiro de ferrari, michael schumacher, no gp da áustria, por determinação da escuderia italiana.
– “o artigo impedindo as ordens foi abolido. as equipes serão alertados que quaisquer ações que possam trazer má reputação ao esporte são abordadas de acordo com artigo 151 do código desportivo internacional” – informa o comunicado.
Na temporada passada, a ferrari foi multada em us$ 100 mil quando outro brasileiro, felipe massa, também por determinação da escuderia, cedeu o primeiro lugar no gp da alemanha para o companheiro espanhol fernando alonso quando faltavam 18 voltas para a final. a nova regra passa valer já no próximo ano.