ASSINE
search button

Candidato dos EUA à Presidência do BM expõe programa de trabalho

Compartilhar

Agência EFE

PARIS - O candidato dos Estados Unidos à Presidência do Banco Mundial (BM), Robert Zoellick, está na França, onde nestas segunda e terças-feiras exporá seu programa de trabalho, a fim de promover sua candidatura ao órgão multilateral.

Em Paris, Zoellick se reunirá nesta segunda-feira com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e amanhã fará o mesmo com o primeiro-ministro, François Fillon, e os ministros da Economia, Jean-Louis Borloo, e de Exteriores, Bernard Kouchner.

A França é uma das etapas da viagem que Zoellick está fazendo por várias capitais da África, Europa e América Latina, na qual defende sua chance de dirigir a entidade mundial.

A França contribui com 7% dos recursos do BM, um número ligeiramente superior ao ¬ 1 bilhão em três anos.

Segundo a Chefia do Estado francês, Sarkozy quer que o próximo presidente do BM recupere um clima de trabalho e de tranqüilidade na instituição, com o objetivo de que seja eficaz em sua luta contra a pobreza no mundo.

A França lembrará ao candidato americano que uma prioridade é a ajuda à população mais frágil e vulnerável, principalmente na África, disse a fonte.

Zoellick deve assumir a Presidência do BM após a saída do atual titular, Paul Wolfowitz, que deixará o cargo em 30 de junho.