JB Online
MINAS GERAIS - A Seleção Brasileira de Lutas Associadas fará apresentação neste domingo, às 11h, em Itamonte(MG). Há uma semana no primeiro Centro de Treinamento em Altitude do Brasil, os atletas fecham a fase preparatória para o Pan-Americano, que acontecerá de 28 de fevereiro a 2 de março, em Colorado Springs, Estados Unidos. A competição servirá como seletiva para os jogos Olímpicos de Pequim.
O Centro fica entre o Estado do Rio de Janeiro, onde fica a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), e a cidade de Itamonte, em Minas Gerais.
Atletas bolsistas como Felipe Macedo e Rosângela Conceição, ambos medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos 2007, Suzana Almeida e Joice Silva também estão em Itamonte e farão parte da apresentação pública.
A equipe nacional de Lutas Associadas está hospedada na pousada Altense, a 2.400 metros, mesma altitude de Colorado Springs e treinando no Ginásio Esportivo José Augusto Guimarães, em Itamonte, que está cerca de 900 metros acima do nível do mar. A localização atende ao método morar alto e treinar baixo, onde o atleta dorme em um local mais elevado e passa o período de treinamento em um local de menor altitude.
O equipamento para treinos foi adquirido através de convênio entre a Confederação Brasileira de Lutas Associadas e o Ministério do Esporte. Assim, também a hospedagem da equipe foi concedida pelo Ministério do Esporte, por intermédio da lei de Incentivo ao Esporte. O Presidente da Confederação Brasileira de Luta Olímpica, Pedro Gama Filho, está satisfeito com o novo local de treinamento da equipe. O secretário Djan Madruga ressalta a importância de treinamentos em grandes altitudes, que melhora o desempenho do desportista e reproduz nos treinamentos as mesmas condições das competições.