ºC   ºC

ASSINE
search button

Segunda, 28 de abril de 2025

Duque de Caxias é punido por 'cai-cai' na Série C do Brasileiro

Compartilhar

JB Online

RIO - O Duque de Caxias-RJ foi punido, nesta sexta-feira, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por ter seus jogadores e técnico considerados responsáveis por uma grande confusão durante a partida da equipe contra o Rio Branco-AC pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Quatro jogadores foram punidos com gancho, enquanto o técnico Marcelo Buarque acabou suspenso por um ano do futebol. Já o Duque de Caxias foi condenado pelo órgão e, assim, está excluído da próxima edição do Campeonato Brasileiro.

Os problemas aconteceram na segunda rodada do octogonal final, quando o Duque de Caxias empatava com Rio Branco em 2 a 2, no Acre. Como tinha três jogadores expulsos, o time da Baixada Fluminense teve Rafael e Edivaldo pedindo atendimento médico. Mas, de acordo com o árbitro, o técnico Marcelo Buarque ordenou que ambos permanecessem caídos no gramado. Ambos foram atendidos e o médico constatou que não haveria condições de continuar o confronto.

Como o Duque de Caxias não tinha o número de jogadores suficientes pela regra, o árbitro teve que encerrar o jogo, com o placar de 2 a 2. Por isso, o clube do Rio foi levado ao STJD nesta sexta-feira, onde foi duramente punido.

Douglas e Renato pegaram um jogo de gancho, pela expulsão. Já Rafael e Edivaldo, que sofreram a suposta lesão, foram punidos com suspensão de 120 dias. O técnico Marcelo Buarque respondeu por desistir de disputar partida, depois de iniciada, por qualquer meio, o seu prosseguimento , com suspensão por um ano.

Já o Duque de Caxias respondeu pelo artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (STJD), por "dar causa à não realização ou impedir o prosseguimento de partida por simulação de contusão, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma". Assim o clube foi multado em R$ 10 mil e suspenso da próxima edição da Série C, para a qual tinha vaga garantida.

Com isso, o Rio Branco ganhou os pontos da partida. O Duque de Caxias pode recorrer ao Pleno do STJD.