ASSINE
search button

Murer tem mais técnica que Isinbayeva, diz técnico da russa

Compartilhar

Portal Terra

MOSCOU - Com a marca de 5,05m, a russa Yelena Isinbayeva conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Pequim e ainda estabeleceu um novo recorde mundial. Já Fabiana Murer, vítima de um erro da organização, foi eliminada de forma precoce na China.

O ucraniano Vitaly Petrov é técnico da russa e consultor da brasileira. Para ele, Murer tem uma técnica mais apurada que a concorrente.

- A Yelena é geneticamente mais forte, mas a Fabiana é melhor tecnicamente, afirmou o treinador.

A explicação para a teorica é o tempo de treinamento de cada saltadora com o treinador. Ele começou a trabalhar com a brasileira em 2001, então uma atleta sem resultados de grande expressão.

- Encontrei um material bruto, afirmou Petrov.

O ucraniano passou a comandar Yelena Isinbayeva apenas no final da temporada de 2005, quando a russa já era famosa e recordista mundial. Desta forma, Petrov teve mais dificuldades para implantar sua técnica com a saltadora.

- A Isinbayeva já tinha uma técnica anterior, já era recordista. Por isso, ficou mais difícil para ele trabalhar. Toda mudança exige um tempo de adaptação, explica Élson Miranda, treinador da atleta brasileira e discípulo de Petrov.

Amiga de Isinbayeva, Murer fala com modéstia sobre o assunto, mas não tem receio de afirmar que tem mais técnica que a russa.

- Ela é uma grande atleta e nasceu para o salto com vara, mas acho que tenho melhor técnica pelo maior período de treino com o Vitaly, explicou.

Petrov fica no Brasil até o dia 12 de novembro para dar uma clínica aos atletas da equipe da BM&F. Miranda aposta na evolução de Murer ao lado do ucraniano.

- Ele acreditava que a Fabiana poderia chegar até 4,80m, agora que pode chegar até 4,90. Talvez até a 5,0m, que seria o auge.