JB Online
DA REDAÇÃO - Com 16 pontos de bloqueio, contra apenas dois da adversária, a seleção brasileira feminina de vôlei conquistou, nesta quinta-feira, sua segunda vitória consecutiva na Montreux Volley Masters, na Suíça. O Brasil, atual campeão olímpico, derrotou a China por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/19 e 25/21.
O time brasileiro segue invicto na competição e nesta sexta enfrentará a Polônia na última partida da fase classificatória. O jogo será às 13h30 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo do canal Sportv2. Em caso de nova vitória, a seleção brasileira terminará na liderança do grupo A, e jogará a semifinal, no sábado, contra o segundo colocado da chave B - Itália ou Holanda.
Fabiana e Carol Gattaz se destacam
A campeã olímpica em Pequim-2008, Fabiana, já aparece em primeiro lugar no ranking das estatísticas no ataque da Montreux Volley Masters, com 21 pontos, sendo 75% de aproveitamento. A cubana Nancy Carrillo está em segundo lugar, e a chinesa Xue em terceiro. Natália ocupa a quarta posição. Fabiana também é a brasileira mais bem colocada no saque (quarto lugar) e é a 12ª maior pontuadora, com 27 pontos em duas partidas.
No bloqueio, Carol Gattaz está na liderança com 12 pontos. A líbero Fabi é a quinta colocada na sua posição e oitava na defesa. No levantamento, Ana Tiemi está em quinto lugar Kim Staelens, da Holanda, lidera.
O jogo
O Brasil abriu o placar no primeiro set com um erro de finalização da China. Com Fabiana, pelo meio-de-rede, a seleção brasileira fez 2/0. No primeiro tempo técnico, a diferença já era de cinco pontos: 8/3, em uma largada de Ana Tiemi no fundo da quadra chinesa. No segundo tempo técnico, a vantagem do Brasil permaneceu em cinco pontos: 16/11, após um ataque de Sheilla. Carol Gattaz marcou o 25º pont 25/22.
A China tentou uma reação no segundo set e saiu na frente no placar. As chinesas, medalhistas de ouro na última edição da Montreux Volley Masters, no ano passado, fizeram 5/2, depois de um erro do Brasil. A vantagem permaneceu até 13/9, em um ataque desperdiçado pelo time brasileiro. A partir daí, Fabiana e Carol Gattaz apareceram bem e o Brasil chegou ao empate. Um erro de posicionamento da China, o Brasil marcou 25/19.
No terceiro set, Mari marcou os dois primeiros pontos da seleção brasileira. Uma finalização desperdiçada pela China, e um contra-ataque de Natália levaram o Brasil ao placar de 4/0. As chinesas buscaram o empate, aproveitando-se, principalmente, dos erros do time brasileiro no ataque e no saque. O marcador ficou igual em 9/9, 10/10 e 13/13. Mas a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães manteve sua superioridade e chegou à vitória por 25/21.