Hilton Mattos, Jornal do Brasil
RIO DE JANEIRO - A Rede Record e a empresa de publicidade Multi Solution estudam a criação de um reality show de MMA (sigla em inglês de mixed martial arts) no Brasil. Há duas semanas, no Rio, as partes estiveram reunidas para discutir o projeto. Alguns lutadores de renome no cenário nacional e mundial auxiliam no formato do programa e até o fim do mês haverá outro encontro, este em São Paulo, com a direção da emissora.
Assim como o The Ultimate Fighter, programa que alavancou o Ultimate Fighting Championship (UFC) nos EUA, o objetivo do reality é difundir o esporte no Brasil. O argumento usado é que os nossos atletas são os melhores do mundo no vale-tudo. Então, nada como vê-los em ação por aqui. As principais equipes do país indicarão lutadores emergentes, divididos por categoria. No entanto, diferentemente do modelo americano, a turma da luta não ficará confinada em uma casa estruturada com ringues e academias.
No começo, os atletas continuarão treinando com suas equipes sempre acompanhados pela produção do programa. As lutas devem ir ao ar a cada semana e, no fim, o vencedor de cada categoria enfrentará um lutador brasileiro mais rodado num evento, provavelmente com transmissão ao vivo pela emissora paulista.
Em 2001, o UFC, em baixa, foi vendido para Lorenzo e Frank Fertitta por US$ 2 milhões. Uma das primeiras providências foi a criação de um reality. O programa caiu nas graças no povo americano a ponto de fazer do UFC o maior evento de lutas do mundo.
Hoje, a marca UFC está avaliada em US$ 1 bilhão. A cada evento, os organizadores lucram em média US$ 28 milhões. A estimativa para 2009 é de um faturamento próximo de US$ 300 milhões.
Minotouro no UFC
Após sua participação no Bitetti Combat, evento de MMA que será realizado dia 12 de setembro no Maracanãzinho, Rogério Minotouro assina com o UFC. Ele é irmão gêmeo de Rodrigo Minotauro, ex-campeão do Pride do evento americano. Mas desde já está afastada a possibilidade de um combate entre ambos, pois são de categorias de diferentes.