REUTERS
NOVA YORK - A campeã olímpica Elena Dementieva perdeu na quinta-feira pela segunda rodada do Aberto dos Estados Unidos para Melanie Oudin, nova sensação do tênis norte-americano, e teve o mesmo destino da emocionalmente desgastada Jelena Jankovic, também eliminada.
Num dia em que a principal cabeça-de-chave Dinara Safina teve novamente sorte de sobreviver no torneio, a jovem Oudin se destacou na quadra com seus tênis rosa e amarelo e derrotou a número um Dementieva com parciais de 5/7 6/4 e 6/3.
Flushing Meadows ainda ressoava o espetacular feito de Oudin quando a cazaque Yaroslava Shvedova deu a segunda surpresa do dia, salvando dois match points para derrotar Jankovic, número 5 do mundo, com parciais de 6/3, 6/7 e 7/6.
Contudo, nem a cabeça nem o coração de Jankovic estavam em quadra, conforme ela revelou mais tarde, em decorrência da falência de sua avó na Sérvia.
- Eu era muito próxima a ela. Estava muito triste e emocionalmente fora da quadra. Dei o melhor de mim no jogo... mas foi realmente difícil - explicou Jankovic a representantes da Associação Feminina de Tênis.
Com Oudin exibindo um inquebrável saque para selar o destino de Dementieva, 23 mil torcedores ficaram em pé no estádio Arthur Ashe para saudar a jogadora que muitos acreditam ser a grande promessa da próxima geração do tênis norte-americano.
- Estou tão feliz, vocês não têm idéia - afirmou Oudin, número 70 do mundo.
Safina teve um início difícil, mas derrotou a alemã Kristina Barrois com parciais de 6/7, 6/2 e 6/3.
Na disputa masculina, o vice-campeão de Wimbledon Andy Roddick completou a noite derrotando o francês Marc Gicquel por 6/1, 6/4 e 6/4.