Portal Terra
S O PAULO - Na noite em que Rogério Ceni comemorou seus vinte anos no São Paulo, a equipe paulista assegurou a comemoração com uma vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo. O triunfo, obtido nesta quarta-feira no Morumbi, mantém a ascensão do time tricolor no Campeonato Brasileiro, que já está na oitava colocação da tabela, com 28 pontos, e conseguiu sua terceira vitória consecutiva.
O Flamengo, por sua vez, se vê perigosamente próximo à zona do rebaixamento. A equipe carioca está em 16º, com 22 pontos, e chegou a seis jogos sem vitórias. Além disso, Silas segue sem vencer desde que assumiu o comando rubro-negro.
Os jogadores do time paulista entraram em campo com uma camisa com o número 1 e os dizeres "mito". Outro homenageado foi o meia Jorge Wagner, que completou 200 jogos pelo São Paulo. A partida serviu também para que o ala direito Ilsinho fizesse sua reestreia pela equipe paulista.
Novamente o técnico Sérgio Baresi lidou com desfalques para escalar o time. O treinador armou a equipe com Rodrigo Souto, Cléber Santana, Jorge Wagner e Marcelinho no meio de campo, além de Richarlyson na lateral esquerda no lugar do barrado Junior César. Na frente, Marlos substituiu o suspenso Dagoberto ao lado de Fernandão.
Já o Flamengo contou novamente com a dupla de ataque formada por Diogo e Deivid, que novamente passaram em branco. O ex-jogador da Portuguesa ainda foi expulso no primeiro tempo, facilitando o trabalho do São Paulo. No meio de campo, Renato Abreu e Correa ficaram com a responsabilidade da criação, enquanto Petkovic foi para o banco.
Garantindo os festejos
O São Paulo começou o jogo sendo pressionado em sua saída de bola, e apostando na veloz troca de passes entre Marlos e Marcelinho. E o entrosamento entre a dupla rendeu em gol aos 8min. Marcelinho recebeu de Fernandão e lançou Marlos na área, que driblou Marcelo Lomba e finalizou antes que a marcação carioca se recuperasse.
O Flamengo não abaixou a cabeça após o gol, e buscou pressionar o São Paulo em seu campo de defesa. Aos 14min, Williams aproveitou rebote de cobrança de falta e finalizou perto do travessão são-paulino. Incomodado com a atuação de sua equipe, Silas sacou Correa com apenas 21min, lançando Vinícius Pacheco.
O time da casa voltou a incomodar aos 24min, quando Marcelinho tabelou com Fernandão e invadiu a área em velocidade, mas Ronaldo Angelim chegou com precisão no desarme. Três minutos depois, Jorge Wagner cobrou escanteio na cabeça de Fernandão, que completou no travessão.
O São Paulo teve boa chance aos 35min, em cobrança de falta de Jorge Wagner, mas o camisa sete bateu fraco, facilitando o trabalho da defesa flamenguista. A situação dos visitantes se complicou aos 40min, quando Diogo, que havia recebido cartão amarelo por falta em Richarlyson no minuto anterior, tentou cavar pênalti e foi expulso.
Em seguida, Jorge Wagner fez excelente lançamento na área carioca e Fernandão completou de cabeça para ampliar o placar no Morumbi. O Fla teve boa chance de descontar aos 46min, com Deivid, mas Rogério Ceni defendeu.
Segurando o Fla
Após o intervalo, Sérgio Baresi sacou o meio-campista Cleber Santana, que tinha cartão amarelo, substituindo-o pelo zagueiro Renato Silva. A entrada do defensor deu mais liberdade a Richarlyson, que passou a apoiar com mais tranquilidade pela esquerda. Silva passou a jogar pela direita, enquanto Jean foi para o meio de campo.
Apesar da inferioridade numérica, o Flamengo voltou melhor no segundo tempo, e, aos 9min, Juan invadiu a área e caiu quando Jean chegou na marcação. O juiz não viu penalti, e o São Paulo ficou perto de ampliar na sequência. Marlos cruzou na área e Fernandão finalizou fraco, facilitando a defesa de Lomba.
Dois minutos depois, Marlos bateu de fora da área e levou perigo ao gol de Lomba. O camisa 16 apareceu bem novamente aos 12min, quando invadiu a área e foi desarmado na hora do chute. No próximo minuto, Léo Moura cobrou falta no travessão de Rogério Ceni, e viu Xandão evitar o gol do Fla após rebote de D