ASSINE
search button

Em 100° GP, Massa mantém jejum e completa 3 anos sem vitórias

Compartilhar

Felipe Massa alcançou duas marcas importantes neste domingo, no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. A primeira delas é positiva: 100 corridas pela Ferrari, escuderia italiana da qual é titular há seis anos. A outra é negativa e preocupante: não vence uma prova há três anos e, com isso, é cada vez mais pressionado dentro da própria equipe.

A última vitória de Felipe Massa foi registrada justamente em Interlagos, em novembro de 2008. Desde então, tem sido ofuscado por Fernando Alonso dentro da Ferrari e ainda sofreu um grave acidente em julho de 2009, quando uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello acertou seu capacete. Teve de ser operado e perdeu sete provas, retornando apenas no início do campeonato seguinte.

O último piloto a iniciar uma temporada pela Ferrari e não conseguir pódios foi Ivan Capelli, em 1992. O italiano, no entanto, deixou o cargo faltando duas provas para o fim do campeonato, totalizando 14 GPs. Em 2011, Massa fez as 19 corridas sem conseguir ficar entre os três melhores. Seus resultados mais expressivos foram registrados na Malásia, Valência, Inglaterra, Alemanha, Abu Dhabi e Brasil, onde chegou em 5º.

Outra marca negativa para qual Massa contribuiu em 2011 é o fato de, pela primeira vez desde 1998, nenhum piloto brasileiro conseguir um lugar ao pódio na temporada da Fórmula 1. Outros "culpados" por isso são Rubens Barrichello e Bruno Senna, que ficaram ainda mais longe de chegar entre os três melhores do que o piloto da Ferrari.

Na última vez em que isso aconteceu, representavam o Brasil na categoria: Ricardo Rosset na Tyrrel, Rubens Barrichello na Stewart, e Pedro Paulo Diniz na Arrows. Os melhores resultados naquele ano foram de Rubinho, 5º lugar na Espanha e no Canadá, e de Diniz, 5º colocado na Bélgica.