ASSINE
search button

Atletas garantem corrida emocionante na última etapa do Circuito da Longevidade 

Brasileiro Damião Ancelmo vence no pelotão masculino e entre mulheres, a queniana Maurine Kipchumba

Compartilhar

A última etapa Rio do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros foi marcada por grandes nomes do atletismo e uma disputa emocionante nos dois pelotões. Damião Ancelmo de Souza, natural de Alagoas, venceu os 6 km da competição depois de duelar com mais três corredores durante quase toda a corrida.

Ao seu lado, estavam o atleta do Quênia Hillary Kibet (segundo colocado) e Luiz Paulo da Silva Antunes (terceiro na disputa). “Eu sabia que seria uma prova dura desde o início, por conta do alto nível dos adversários”, disse Souza, muito feliz com o resultado. No ano passado, ele também venceu a etapa Rio.

No pelotão feminino, a disputa ficou por conta de Maurine Kipchumba, do Quênia, e Jackline Juma, da Tanzânia, segunda colocada. Maurine, no entanto, afirmou que chegar em primeiro não foi muito difícil. “Estou muito bem preparada, vim confiante.” Em terceiro lugar, ficou a brasileira Fernanda Soares.

O evento foi realizado em Copacabana, na manhã deste domingo, 16 de dezembro, e marcou o final da temporada 2012 do circuito. Mais de cinco mil pessoas estiveram presentes, participando da corrida (6km) e da caminhada (3km).

“Esta etapa é uma das mais fortes já realizadas no Circuito da Longevidade”, afirmou Lauter Nogueira, coordenador técnico do evento. Segundo ele, os mais expressivos nomes do atletismo brasileiro participaram da disputa em Copacabana.

No palco, para entreter o público, apresentou-se o grupo Oba Circo, com coreografias circenses. As pessoas também puderam se divertir com o talento da Companhia de Dança Carlinhos de Jesus, que mostrou números de forró, samba, salsa e sertanejo. Outro grupo de dança muito aplaudido foi o formado por alunas da Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

O evento encerra a temporada de 2012 contabilizando a presença, ao todo, de 223 mil pessoas ao longo de cinco anos. Foram 70 etapas, realizadas em 19 cidades e 8 estados, além do Distrito Federal.

Mais longevos são premiados por participação

Com 92 anos, Flauzina Macedo da Rocha ganhou o troféu como a pessoa mais idosa a caminhar. “Eu tenho o hábito de andar há anos, caminho todo dia e faço todas as tarefas de casa”, contou Flauzina, que andou ao lado da amiga Ana Rodrigues Justo, de 84 anos, também premiada. Ary de Souza Velasques, de 87 anos, foi um dos destaques masculinos, ao lado de Irso Peixoto da Silva, de 79 anos. Entre os corredores, Sinval dos Santos Dias, de 75 anos, foi o premiado.

A temporada 2013 do Circuito da Longevidade terá início em março. Em breve, no site corridadalongevidade.com.br, será possível acessar o calendário das provas.