MINSK/MOSCOU (Reuters) - Petróleo russo limpo chegou à fronteira com Belarus nesta segunda-feira, informou uma autoridade russa, cinco dias depois de as refinarias europeias terem suspendido as importações devido à contaminação no oleoduto Druzhba.
Polônia, Alemanha, Ucrânia, Eslováquia e outros países na rede suspenderam as importações de petróleo através do oleoduto Druzhba depois de encontrarem contaminantes que podem danificar o equipamento da refinaria.
"Conforme planejado, às 12h (horário local) em 29 de abril, o petróleo... alcançou... a estação de fronteira Unecha do oleoduto Druzhba", disse Ilya Dzhus, porta-voz do vice-primeiro-ministro Dmitry Kozak, em um comunicado.
Belarus havia dito anteriormente que o petróleo russo limpo ainda não havia chegado às suas fronteiras por meio do oleoduto --uma importante fonte de suprimento de petróleo em toda a Europa-- depois que o petróleo contaminado levou vários importadores a suspenderem os fluxos na semana passada.
A estatal de petróleo Belneftekhim disse que as refinarias de Belarus ainda estão operando com capacidade reduzida, apesar de Moscou ter dito que iria começar a bombear petróleo bruto através da rede Druzhba a partir de segunda-feira.
A rede Druzhba atende refinarias até o oeste da Alemanha.
A Belneftekhim não respondeu imediatamente a um pedido de comentário após a declaração russa nesta segunda-feira.