ASSINE
search button

Antes de coroação, rei da Tailândia se casa secretamente

Maha Vajiralongkorn será coroado em eventos entre 4 e 6 de maio

Compartilhar

A Tailândia ganhou uma nova rainha poucos dias antes da coroação do rei. Na última quarta-feira (1), o monarca Maha Vajiralongkorn, que assumirá o posto formalmente na próxima segunda-feira (6), casou-se secretamente com a vice-comandante de sua unidade de guarda-costas. "Vajiralongkorn decidiu promover a general Suthida Vajiralongkorn Na Ayudhya, sua real companheira, que se torna a rainha Suthida e passa a ter o título e o status reais como parte da família real", diz o comunicado publicado no jornal real.

Segundo a nota, o rei, de 66 anos, "promoveu uma cerimônia de casamento seguindo a lei e as tradições reais de maneira completa e direita".

O casamento real aconteceu no Ampornsathan Throne Hall em Bangcoc, capital do país asiático. Durante a cerimônia, Suthida precisou se abaixar aos pés do rei para ter a cabeça molhada com água sagrada. Depois do ato, ambos assinaram o documento oficial do matrimônio. De acordo com a imprensa local, Vajiralongkorn e Suthida, de 44 anos, se relacionavam há anos, mas o caso nunca havia sido revelado publicamente. Suthida era uma comissária de bordo da Thai Airways até ser nomeada por Vajiralongkorn como vice-chefe da sua segurança pessoal. Em dezembro de 2016 foi nomeada general do seu exército. No entanto, mais detalhes de sua vida não podem ser revelados porque agora, como membro da família real, ela está protegida pela lei lese majeste.

O casamento antecedeu as cerimônias de coroação do rei Vajiralongkorn como décimo monarca da dinastia Chakri, que acontecerão entre os dias 4 e 6 de maio. A nova rainha deve participar de alguns dos eventos da programação oficial.

Tags:

Bangcoc | rei | tailandia