ºC   ºC

ASSINE
search button

Quinta, 29 de maio de 2025

Papa visita o possível túmulo do apóstolo Paulo

Compartilhar

Agência EFE

CIDADE DO VATICANO - Bento XVI aproveitou nesta quinta-feira a celebração do encerramento da Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos, realizada na Basílica de São Paulo Extramuros, para visitar um túmulo que o Vaticano afirma que contém os restos mortais do apóstolo Paulo.

Durante a homilia da cerimônia, o Papa explicou que hoje se lembra a conversão de São Paulo e 'felicitou' todos os envolvidos nas escavações e estudos que fizeram com que o túmulo do apóstolo possa ser visível para os peregrinos.

Após a cerimônia, Bento XVI desceu ao espaço sob o altar maior onde se pode ver a cripta na qual está o sarcófago e escutou as explicações do arcipreste da Basílica, o cardeal Andrea Cordero Lanza di Montezemolo.

Montezemolo disse ao Papa que a descoberta aconteceu após a escavação, entre o altar maior e o de São Timóteo, de uma pequena cavidade para não danificar o presbitério e depois foi dada continuidade através de um pequeno túnel até chegar ao sarcófago.

O Vaticano apresentou no dia 11 de dezembro o possível túmulo de São Paulo, de grande valor arqueológico e religioso, pois a basílica de São Paulo Extramuros foi construída no local no qual se acredita que está enterrado o apóstolo. No entanto, até agora não havia provas incontestáveis desta hipótese.

- Não há nenhuma dúvida de que o sarcófago encontrado sob o solo da basílica de São Paulo é o do apóstolo - disse naquela ocasião o arcipreste do templo, o cardeal Andrea Lanza di Montezemolo, que disse que por enquanto o recipiente não poderá ser aberto.