Agência EFE
VALPARAÍSO (Chile) - Uma explosão que afetou uma parte histórica da cidade chilena de Valparaíso deixou pelo menos dois mortos, e mais de 20 pessoas desaparecidas.
- O número de desaparecidos provocado pelo incêndio que afetou os imóveis está entre 20 e 40 - disse à agência Efe uma fonte dos bombeiros.
O vazamento de gás que causou o acidente começou a ser detectado antes das 3h, embora aparentemente ninguém tenha ido ao local para consertar o problema.
- Dois quarteirões foram afetados. A explosão derrubou todos os postes de energia elétrica e, em poucos minutos, afetou pelo menos uma 6 casas antigas - afirmou a fonte.
O prefeito de Valparaíso, Aldo Cornejo, classificou o incêndio de "um espetáculo dantesco", e confirmou as duas mortes. Cornejo também lamentou a perda patrimonial que representa a destruição de uma das construções, que "está entre os dois edifícios de maior valor patrimonial da cidade de Valparaíso".
Segundo os primeiros relatórios entregues por bombeiros, o acidente começou às 08h30 (09h30 de Brasília), em um edifício antigo e, segundo testemunhas, teria ocorrido por causa de uma explosão, provocada pelo vazamento de gás.
Todos os grupamentos de bombeiros de Valparaíso e das cidades de Viña del Mar e Con Con foram deslocadas para o local do incêndio.
A zona contígua ao edifício, que continua sem energia elétrica e sem provisão de gás, parece ter sido arrasada por um terremoto, com escombros a até dois quarteirões de distância, e vários postes de iluminação pública derrubados.
O general Jaime Giacomozzi confirmou que o ministro do Interior chileno, Belisario Velasco, já está no local.