REUTERS
MADRI - O governo espanhol elevou de baixo para médio o nível de alerta sobre terrorismo, antes do julgamento de 29 pessoas acusadas de envolvimento nos atentados aos trens de Madri, que começa na quinta-feira.
O Ministério do Interior anunciou na terça-feira reforço policial em áreas movimentadas, como shoppings, estações e estádios, além de proteção extra a instalações como usinas elétricas e reservatórios de água.
- Ativamos o alerta terrorista de nível 2 para garantir a plena segurança dos cidadãos antes do início do julgamento do 11 de Março e do terceiro aniversário dos ataques - disse o ministério em nota.
Desde os atentados de 11 de março de 2004 contra os trens de Madri, a Espanha já subiu o nível de alerta de 1 (baixo) para 2 (médio) em várias ocasiões, como depois do ataque aos transportes de Londres.
- Não há ameaça concreta nenhuma no país. Isso é simplesmente uma medida preventiva para garantir a normalidade - disse um porta-voz do ministério.
O atentado de 2004 na Espanha matou 191, deixou cerca de 2.000 feridos e foi o pior ato já cometido por militantes ligados à Al Qaeda na Europa.
Embora sete suspeitos importantes tenham cometido suicídio depois dos ataques, outros 29 devem ser julgados a partir de 15 de fevereiro por crimes como ligação com grupo terrorista ou fornecer explosivos a uma célula islâmica.