Agência EFE
NAÇÕES UNIDAS - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira à comunidade internacional que encoraje o processo de paz no Oriente Médio, após admitir que existe certa cautela sobre o acordo para a formação do Governo de unidade palestino alcançado em Meca (Arábia Saudita).
- O Acordo de Meca é bom e encorajador. Reconheço que há certos países que podem manter uma posição de cautela neste sentido - declarou após o almoço mensal com os 15 membros do Conselho de Segurança.
- Agora, o importante é ver se serão cumpridos os requerimentos do acordo e se assim for teremos argumentos a seu favor. Portanto, a comunidade internacional deve tentar encorajar o processo de paz que está sendo realizado - declarou.
O líder da ONU também expressou sua esperança de que hajam resultados positivos na reunião trilateral no dia 19 de fevereiro entre a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
- Estou confiante de que as atuais iniciativas diplomáticas facilitarão o processo de paz no Oriente Médio - disse na saída do encontro.
O resultado destas consultas, junto com o acordo firmado em Meca pelo Fatah e o Hamas para estabelecer um Governo de unidade, serão revisados pelo Quarteto de Madri (EUA, Rússia, ONU e UE) em sua próxima reunião de Berlim, programada para o dia 21 deste mês.