ASSINE
search button

Uribe revela que Sarkozy se envolveu no caso de reféns das Farc

Compartilhar

Agência EFE

COLÔMBIA - O presidente colombiano, Álvaro Uribe, revelou neste sábado que o novo governante francês, Nicolas Sarkozy, está muito interessado e envolvido na libertação de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e de seus reféns, entre os quais está a franco-colombiana Ingrid Betancourt.

- Ele pessoalmente está envolvido e estamos examinando todos os detalhes juntos - disse, ao comentar a anunciada libertação de guerrilheiros das Farc, numa entrevista ao canal de TV RCN.

- Há muito interesse da França e do próprio presidente Sarkozy - insistiu.

Uribe e Sarkozy falaram por telefone em várias oportunidades nos últimos dias. O presidente da França anunciou o interesse na libertação dos reféns das Farc, mas não numa operação militar, e sim através de um intercâmbio humanitário.

O presidente colombiano tinha anunciado horas antes que até 7 de junho terá concretizado uma libertação em massa de guerrilheiros presos. Ele espera um gesto similar das Farc, soltando os 56 reféns.

Além da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, as Farc mantêm em cativeiro três americanos e dezenas de soldados, policiais e políticos.