Agência EFE
PARIS - O grupo europeu aeroespacial e de defesa EADS anunciou nesta segunda-feira a nomeação de Marwan Lahoud, até agora responsável pela filial de mísseis MBDA, como chefe de estratégia e marketing, cargo exercido até o momento pelo diretor-geral Jean-Paul Gut.
A saída de Gut, que será efetiva em 1º de outubro, com o fim de um aviso prévio de quatro meses, ocorre com 'a constatação de uma divergência entre ele e a EADS sobre a organização das funções de venda e marketing no grupo', explicou a companhia em comunicado.
No entanto, a EADS insistiu em que não há 'nenhuma divergência estratégica' oposta a Gut, cuja continuidade é desejada pelo grupo europeu, e que recebeu uma homenagem pelas 'qualidades destacáveis'
que trouxe para a companhia em 24 anos.
O próprio Gut tinha dito que deixava a empresa porque, 'após vários meses de discussões, não chegou a um acordo com os dois co-presidentes executivos da EADS, Louis Gallois e Thomas Enders, sobre a integração das funções de marketing, venda e estratégia' que o grupo considerava necessário.
Além disso, o diretor-geral tinha assegurado que não havia "nenhuma divergência estratégica nem pessoal'.
Com relação às indenizações que serão dadas, o gigante europeu ressaltou que serão respeitados 'os termos previstos no contrato de trabalho', representando dois anos de salário - ¬ 2,8 milhões, segundo o próprio Gut -, sem que se ative a cláusula de compensação por não ir para a concorrência.
Desta forma, negam-se as informações publicadas na imprensa francesa no mês passado, que afirmavam que Gut deixaria a direção-geral com uma indenização de ¬ 12 milhões financiadas em parte pelo Catar.
A EADS indicou que, no comitê executivo da empresa, Gut será substituído por Marwan Lahoud, que assume suas novas funções com caráter imediato, e, à frente da MBDA, por Antoine Bouvier, ex-diretor-geral do negócio de satélites na filial Astrium.
A direção-geral da Astrium ficará agora com Evert Dudok, atualmente presidente da atividade de plataformas de lançamento da filial.
Alain Charmeau assumirá a responsabilidade global das atividades da Astrium Space Transportation.