ASSINE
search button

Problema das contas em Macau entra na fase final, segundo Seul

Compartilhar

Agência EFE

CORÉIA DO SUL - O ministro de Relações Exteriores da Coréia do Sul, Song Min-soon, disse nesta quarta-feira que o problema do dinheiro norte-coreano bloqueado em Macau se encontra em sua fase final, e agora depende apenas de a Coréia do Norte e outros países tomarem sua última decisão.

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, o ministro acrescentou em entrevista coletiva que o Governo está em contato com todos os países envolvidos. Mas considerou prematuro anunciar a data em que será resolvido o assunto.

A impossibilidade de transferir os US$ 25 milhões que a Coréia do Norte tinha depositado no Banco Delta Asia (BDA), em Macau, tem sido o principal obstáculo para iniciar o desarmamento nuclear norte-coreano.

- A solução do problema do BDA não é nossa meta, mas representa a solução de alguns obstáculos - disse o chefe da diplomacia sul-coreana, que ressaltou a necessidade de unir esforços para conseguir a desnuclearização da península.

O jornal japonês Asahi Shimbu informou hoje que a Coréia do Norte retirou na semana passada parte dos US$ 25 milhões do BDA.

No entanto, um funcionário de Seul, citado pela Yonhap, negou a notícia divulgada pelo jornal e afirmou o dinheiro norte-coreano ainda não foi retirado do BDA, mas será transferido ainda esta semana.

- Existe a possibilidade de todos os fundos da Coréia do Norte no BDA serem transferidos esta semana - disse o funcionário.