ASSINE
search button

Trinta mil chineses protestam contra demolição de edifício

Compartilhar

Agência EFE

CHINA - Cerca de 30 mil pessoas protestaram de forma violenta na província de Zhejiang, no leste da China, contra a demolição forçada de um edifício de quatro andares que resistiu aos guindastes nos últimos três anos.

Segundo informa hoje o jornal South China Morning Post, os protestos, na cidade de Shaoqing, começaram na segunda-feira. Os manifestantes conseguiram que o Governo local abandonasse seus planos de demolir um prédio, propriedade de 18 pessoas, no centro da área de Shengzhou, segundo uma porta-voz oficial.

Durante os protestos, pelo menos quatro veículos policiais foram virados pelos manifestantes. A Polícia atacou duas pessoas, o que levou mais moradores a aderir ao protesto.

Um dos proprietários do imóvel, Liang Wei, afirmou que os confrontos com a Polícia começaram na tarde da segunda-feira e duraram até a madrugada de terça-feira. Alguns de seus parentes foram feridos e outros foram detidos por obstruir a via pública.

A família defendia seu edifício de 440 metros quadrados, 24 horas por dia, desde 2004, recusando a oferta do Governo local de 2.481 iuanes por metro quadrado (US$ 322 dólares).

As demolições e expropriações forçadas são a principal causa de revoltas sociais na China. Em 2006 foram mais de 84 mil protestos.