Agência EFE
LONDRES - Cem passageiros e 54 tripulantes foram resgatados do cruzeiro MV Explorer, que está naufragando ao sul da Argentina, no Oceano Antártico, após colidir contra um objeto, informou, nesta sexta-feira, o Serviço de Guarda Costeira do Reino Unido.
O acidente ocorreu perto das ilhas Shetland do Sul, ao sul da Argentina, confirmaram os membros da Guarda Costeira de Falmouth (sudoeste da Inglaterra), que ajudam nos trabalhos de resgate.
Andy Cattrell, porta-voz da Guarda Costeira de Falmouth, declarou à rede pública britânica 'BBC' que 100 passageiros e 54 tripulantes foram evacuados em botes salva-vidas, mas o capitão e o primeiro oficial ainda permanecem a bordo.
Segundo Cattrell não se sabe a causa do incidente, mas as condições meteorológicas na zona eram 'bastante boas' para esta época do ano.
Os passageiros são de 'várias nacionalidades', segundo a mesma fonte, que não deu mais detalhes sobre o assunto.
A Agência Marítima e de Guarda Costeira (MCA) do Reino Unido indicou que '(o cruzeiro) bateu contra algo e está recebendo muita água. É tudo o que sabemos'.
- Havia muito gelo na zona, mas o navio é construído para resistir ao gelo, acrescentou Mark Clark, porta-voz da MCA, que precisou que a embarcação tem bandeira da Libéria e pesa 2.400 toneladas.
Os trabalhos de resgate também contam com a participação do Serviço de Guarda Costeira dos Estados Unidos em coordenação com as autoridades de Ushuaia, cidade do extremo sul argentino.
A embarcação Antartic Dream, que está na zona, desviou seu curso para participar da operação, enquanto outras cinco embarcações se dirigem ao local do naufrágio para prestar socorro.