Agência EFE
NOVA YORK - Vários brinquedos populares analisados por grupos ambientalistas dos Estados Unidos apresentaram um alto conteúdo de chumbo e outros elementos químicos perigosos, segundo dados divulgados pela organização sem fins lucrativos Ecology Center.
Depois de analisar uma amostra de mais de 1.200 artigos para crianças, a ONG revelou que 35% deles continham chumbo. Em 17% dos casos, os níveis superavam os limites permitidos pelo Governo federal.
A organização explicou em comunicado de imprensa que as autoridades americanas estabelecem um limite de 600 partículas por milhão (ppm) para o conteúdo de chumbo admitido na pintura. As análises detectaram 6.700 ppm em brinquedos de animais dos estabelecimentos Dollar Store; 3.056 num jogo da Hannah Montana; e 1.700 em sapatos Circo para bebês.
Além disso, 47% eram fabricados com PVC, um tipo de plástico que contém aditivos que podem ser perigosos para a saúde.
O estudo detectou ainda quantidades de arsênico superiores a 100 ppm em 2,2% dos produtos analisados.
Esses e outros dados estão incluídos no site www.HealthyToys.org, que contém informação de utilidade para os pais na época de compras natalinas.
A organização estimou que 28% dos produtos infantis analisados não continham chumbo, cádmio, arsênico, mercúrio ou PVC, inclusive muitos fabricados na China. Os exemplos são Amazing Animals Hippo, da FisherPrize, fabricado na China; Caterpillar Grasping Toy de Melissa & Doug, realizado no Vietnã; e Bruin Stacking Cups, fabricado na China.