REUTERS
LITTLE ROCK - Tornados e tempestades atingiram vários Estados norte-americanos na noite de terça-feira, deixando pelo menos 26 mortos, dezenas de feridos e muitos prejuízos, segundo a imprensa local e os serviços de emergência.
O mau tempo provocou acidentes rodoviários e destruição de casas em Arkansas, Tennessee, Kentucky e Mississippi. Os dois primeiros haviam tido votações para a definição de candidatos a presidente, como parte da chamada 'superterça'.
Na manhã desta quarta, a cidade de Nova Orleans e os Estados do Alabama e Geórgia também estavam sob alerta de tornados.
Vários pré-candidatos presidenciais enviaram condolências a familiares das vítimas. A imprensa disse que pelo menos quatro seções eleitorais do Tennessee fecharam antes da hora por causa das tempestades.
Ao menos 12 pessoas foram mortas no Estado, de acordo com a edição online do jornal Nashville Tennessean.
No Arkansas, houve pelo menos 11 mortes em oito condados. 'Está sendo uma noite bem complicada. Não sei se me lembro de termos tido tantos alertas (contra tornados) e ocorrências', disse o governador de Arkansas, Mike Beebe, por telefone do centro de operações de emergência na zona norte de Little Rock.
Um porta-voz disse que o Estado ainda não sabe quantas pessoas ficaram feridas.
No Kentucky, pelo menos três pessoas foram mortas em um estacionamento de trailers, segundo o jornal Louisville Courier-Journal.
Parte de um shopping center foi destruída em Memphis, assim como um alojamento da universidade Union, em Jackson. Alguns estudantes chegaram a ficar presos, mas não houve vítimas, segundo o site do jornal Memphis Commercial Appeal.
De acordo com a rede CNN, há até 86 feridos na rota das tempestades.