Agência EFE
NOVA YORK - A companhia aérea americana American Airlines informou que cancelou 850 vôos hoje para realizar as inspeções técnicas de seus aviões do tipo MD-80, decisão que provocou problemas para milhares de passageiros em todo o país.
A empresa, que já suspendeu na última terça cerca de 500 vôos, também afirmou que os cancelamentos continuariam hoje.
A American Airlines está revisando novamente sua frota de 300 aviões MD-80, após a Agência Federal de Aviação (FAA, em inglês) não aprovar alguns aspectos relacionados aos cabos no compartimento que guarda o trem de pouso.
Como resultado destas revisões, 50 vôos foram suspensos hoje nos aeroportos em Nova York e em Nova Jersey segundo a imprensa local.
O aeroporto internacional Dallas Fort Worth, no Estado do Texas, foi outro dos mais atingidos e, segundo fontes da empresa aérea, foram cancelados 251 chegadas e partidas, praticamente a metade da capacidade de operação do terminal.
O presidente e executivo-chefe da American Airlines, Gerard Arpey, se viu obrigado na última terça a pedir desculpas publicamente por causa dos problemas causados aos passageiros.
A empresa disse que as inspeções estão relacionadas ao cumprimento de questões técnicas e 'não com aspectos relacionados à segurança' dos vôos.
A American Airlines e outras companhias aéreas americanas já foram obrigadas no final de março a cancelar centenas de vôos para a realização de uma inspeção mais rigorosa de seus aviões, o que gerou confusão e problemas nos aeroportos.