Agência AFP
TEERÃ - Qualquer ataque americano ou israelense contra a República Islâmica do Irã significará o começo de uma nova guerra mundial, advertiu uma autoridade militar iraniana, segundo informou neste sábado a agência oficial Irna.
- Qualquer agressão contra o Irã provocará uma guerra mundial - disse o vice-ministro do Estado-Maior encarregado da comunicação, o general Masud Jazayeri, em um comunicado citado pela agência.
- A rapacidade sem limites dos dirigentes americanos e do sionismo mundial (...) está levando progressivamente o mundo à beira de um precipício - acrescentou, citando os conflitos no Afeganistão, no Iraque, no Sudão e na Geórgia.
- É evidente que se houver semelhante desafio, os regimes artificiais e os usurpadores serão eliminados antes de tudo - disse sem citar nomes de países, mas em referência aparente a Israel, que o Irã classifica com freqüência de 'regime usurpador'.
Os Estados Unidos nunca descartaram a opção militar contra o Irã, país que as potências ocidentais acusam de tentar produzir a bomba atômica com o pretexto de desenvolver um projeto de produção de energia nuclear com fins civis, embora indiquem que preferem privilegiar uma solução diplomática.
Nos últimos meses, várias autoridades israelenses se referiram a um possível ataque contra as instalações nucleares iranianas para impedir que Teerã produza a arma atômica.
As autoridades iranianas prometeram uma devastadora resposta em caso de ataque.
Outra autoridade militar declarou neste sábado que o Irã está preparado para "pegar seus inimigos de surpresa" e que possui armas secretas.